Sim. Isso mesmo que você leu: cerca de 47% do orçamento do Estado serve para pagar a dívida pública com bancos, corporações e afins. Trata…

Você sabia que 47% do orçamento do Estado vai para pagar dívidas?

Você sabia que 47% do orçamento do Estado vai para pagar dívidas?Sim. Isso mesmo que você leu: cerca de 47% do orçamento do Estado serve para pagar a dívida pública com bancos, corporações e afins. Trata…


Você sabia que 47% do orçamento do Estado vai para pagar dívidas?

Foto: Gabriel Soares/Democratize

Sim. Isso mesmo que você leu: cerca de 47% do orçamento do Estado serve para pagar a dívida pública com bancos, corporações e afins. Trata-se de quase metade do orçamento total, onde cerca de apenas 7% são destinados para saúde e educação. Mas algumas pessoas querem mudar esse cenário. O Democratize entrevistou Rémi Chatain, do movimento Auditoria Cidadã da Dívida.

São poucos os estados que resolveram por questionar o poder dos grandes bancos e corporações — e o Brasil está longe de ser um deles, pelo menos por enquanto. Porém, nosso vizinho Equador, conseguiu.

Com Rafael Correa, o país latino-americano conseguiu eliminar 70% de sua dívida pública — e não precisou seguir o exemplo de Lula, que quando presidente do Brasil resolveu por pagar centavo por centavo ao FMI.

Por aqui, existe um movimento que defende uma auditoria cidadã da dívida, assim como a realizada por Correa no Equador. Saca só a entrevista com Rémi Chatain, e entenda do que se trata esse tema tão importante para compreendermos o funcionamento da política institucional e mecanismos do capitalismo pós-neoliberalismo:

By Democratize on October 14, 2015.

Exported from Medium on September 23, 2016.

Posts Relacionados

On Top
error: Para reproduzir o conteúdo do Democratize, entre em contato pelo formulário.
%d blogueiros gostam disto: