Ao contrário do que dizem, o jornalismo não morreu. Ele vive uma revolução, e como em toda revolta, ainda existem aqueles da velha ordem…

Uma convocação ao novo jornalismo

Uma convocação ao novo jornalismoAo contrário do que dizem, o jornalismo não morreu. Ele vive uma revolução, e como em toda revolta, ainda existem aqueles da velha ordem…


Uma convocação ao novo jornalismo

Foto: Reprodução/Tumblr

Ao contrário do que dizem, o jornalismo não morreu. Ele vive uma revolução, e como em toda revolta, ainda existem aqueles da velha ordem que resistem. O Democratize convoca para o dia 30 de janeiro, sábado, sua primeira reunião aberta de 2016. E queremos que você faça parte desse projeto.

Já são mais de 6 meses de trabalho. Reportagens e matérias feitas de forma independente que já tiveram mais de 200 mil acessos na plataforma utilizada até o momento — o Medium. Chegando aos 7 mil seguidores no Facebook, e cerca de 20 idealizadores/colaboradores.

A agência Democratize é diferente das demais porque acredita na possibilidade de construção de uma terceira via ao jornalismo, diferente da tradicional e também do formato de coletivos de “midialivrismo” ou “midiativismo” — o último é louvável e respeitável, porém não se encaixa necessariamente no nosso projeto.

É preciso quebrar barreiras e questionar o jornalismo no momento em que ele abre mão de informar e questionar, e passa apenas a viver de interesses sórdidos guiados por necessidades de publicidade e lucro. Então, que tal construir uma terceira via através de um novo formato? Pensamos, criamos e elaboramos.

O Democratize segue no seu formato de “cooperativa” de trabalhadores e entusiastas da comunicação: sem patrões, sem hierarquia. Aqui, o colaborador é dono do projeto, e tem em suas mãos o poder de decisão — assim como os demais. Mas não queremos ser santos. Não queremos trabalhar por trabalhar. O trabalho exige retorno, e é isso que queremos: um retorno pelo nosso trabalho sincero. O colaborador trabalha, e recebe.

Tendo em vista isso, começamos o ano de 2016 com a ideia de nos estabelecermos de tal forma que os nossos colaboradores possam viver disso: do jornalismo, da comunicação.

Convocamos então a primeira grande reunião aberta dos colaboradores e interessados em ingressar na agência. A data é 30 de janeiro, no sábado, no Espaço Cultural Matilha, às 11 horas da manhã.

Se você estiver interessado em comparecer e fazer parte disso, basta comentar na publicação no Facebook ou nos enviar Inbox pela mesma rede social, ou até mesmo um e-mail para democratizemidia@gmail.com.

Muita coisa já tem sido debatida internamente sobre como será o ano de 2016 para o Democratize e para o que acreditamos ser uma nova onda de jornalismo espontâneo e democratizado nas mídias. Vamos construir essa terceira via juntos, e enfrentar a resistência da velha ordem?


O Matilha fica na Rua Rêgo Freitas, número 542, na região da República, no Centro de São Paulo — estações próximas: República e Anhangabau.

By Democratize on January 18, 2016.

Exported from Medium on September 23, 2016.

Posts Relacionados

On Top
error: Para reproduzir o conteúdo do Democratize, entre em contato pelo formulário.
%d blogueiros gostam disto: