Foto: Gustavo Oliveira/Democratize

PM censura jornalistas em São Paulo: “Para com essa mania de filmar polícia”

Três jornalistas foram ameaçados por policiais nesta quarta-feira (12) em São Paulo, durante protesto de estudantes secundaristas no bairro do Sumaré. Os PMs obrigaram os profissionais da imprensa a apagar o material das câmeras.

Mais um episódio da truculência policial contra a imprensa ocorreu nesta semana em São Paulo, durante um protesto de estudantes secundaristas contra a Reforma no Ensino Médio, promovida pelo governo de Michel Temer (PMDB).

O caso ocorreu no bairro do Sumaré, localizado na zona oeste da cidade. Os profissionais foram obrigados a apagar todo o material recolhido durante a cobertura — vídeos e fotos. Entre eles estavam Daniel Arroyo, fotojornalista da Ponte Jornalismo, o freelancer Rogério de Santis e uma repórter.

A manifestação ocorria diante da Diretoria Regional de Ensino Centro Oeste. Em uma gravação, é possível ouvir um dos policiais ameaçando os jornalistas: “O que estiver vinculado à escola e à polícia pode apagar, senão vou apreender sua câmera”, disse um dos oficiais.

Veja o vídeo:

Os jornalistas ainda foram obrigados a entrar nas viaturas, sendo levados ao 91º DP — isso mesmo após todo o material ser apagado. Segundo a PM, os jornalistas foram levados na condição de testemunhas.

Veja a nota enviada pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) sobre o caso, publicado pela Ponte Jornalismo:

“A corregedoria da PM orienta a formalização da queixa para apuração dos fatos por meio da declaração dos jornalistas. Sobre a ocupação da Diretoria Regional de Ensino Oeste, foi instaurado inquérito policial no 23º DP para investigar dano contra o patrimônio público”.

Em nota, a ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) afirma que “não é a primeira vez que policiais militares abusam da autoridade para eliminar registros feitos por jornalistas”. A associação termina a nota considerando “a ação dos policiais uma grave violação à liberdade de imprensa e de expressão”.

Posts Relacionados

On Top
error: Para reproduzir o conteúdo do Democratize, entre em contato pelo formulário.
%d blogueiros gostam disto: