Pesquisas realizadas nos últimos dias mostram que o auto-denominado ‘socialista democrata’ Bernie Sanders seria o único capaz de vencer os…

Pesquisa revela que apenas Sanders venceria candidatos republicanos com facilidade

Pesquisa revela que apenas Sanders venceria candidatos republicanos com facilidadePesquisas realizadas nos últimos dias mostram que o auto-denominado ‘socialista democrata’ Bernie Sanders seria o único capaz de vencer os…


Pesquisa revela que apenas Sanders venceria candidatos republicanos com facilidade

Foto: Bill B

Pesquisas realizadas nos últimos dias mostram que o auto-denominado ‘socialista democrata’ Bernie Sanders seria o único capaz de vencer os republicanos em um possível embate nas eleições gerais. As pesquisas colocam mais fogo na disputa democrata para a presidência, com as primárias de Nevada chegando no sábado.

Depois de vencer com facilidade a pré-candidata democrata, Hillary Clinton, nas primárias do estado de New Hempshire — 60% contra 38,4% de Clinton — , o senador Bernie Sanders coloca mais lenha na fogueira da disputa do Partido Democrata para a presidência deste ano.

Faltando menos de dois dias para as primárias do estado de Nevada, uma pesquisa realizada pela CNN entre os dias 10 e 15 de fevereiro mostra o socialista com empate técnico contra sua rival na disputa: 48% para Clinton e 47% para Sanders. Interessante analisar o fato de que a penúltima pesquisa feita pela mesma CNN no estado foi em outubro de 2015, onde Clinton ganharia com facilidade as primárias com 50% contra 34% de Sanders. A situação mudou.

E para piorar, diversas pesquisas foram feitas nos últimos três dias sobre o panorama geral nacional para a presidência em 2016. E mais uma vez, Bernie Sanders mostra que seria a única opção viável para os democratas derrotarem os republicanos nas eleições gerais deste ano.

Levando em consideração as possíveis indicações do Partido Republicano para Donald Trump — favorito até o momento — e Marco Rubio, que é o “candidato predileto” das principais figuras do partido, a ex-primeira dama enfrentaria dificuldades para conseguir uma possível vitória.

Veja como seria o cenário caso as eleições gerais fossem disputadas entre a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump:

As novas pesquisas estão em destaque

Segundo pesquisa feita pelo jornal USA Today, Trump venceria a candidata democrata com dois pontos de diferença: 45% contra 43% para Clinton. Já na pesquisa do Quinnipiac, Clinton venceria com a pequena diferença de 1% contra o bilionário Trump. Ou seja: empate técnico entre os dois candidatos.

Mas se a situação fosse Sanders contra Trump, seria bem diferente:

As novas pesquisas estão em destaque

Na pesquisa realizada pelo USA Today, o candidato republicano mostra uma ligeira vantagem de 1% contra o socialista democrata. Porém, a pesquisa do Quinnipiac dá a vitória para Bernie Sanders com uma diferença de quatro pontos: 48% contra 42% de Trump.

Se formos considerar a indicação de Marco Rubio pelo Partido Republicano, a vida de Hillary Clinton continuaria ainda mais difícil:

As novas pesquisas estão em destaque

Tanto a pesquisa do USA Today quanto a do Quinnipiac mostram uma fácil vitória do candidato republicano contra a ex-primeira dama. Rubio conseguiria em ambas as pesquisas um percentual de 48%, contra 42% (segundo o USA Today) ou 41% (segundo o Quinnipiac) para Hillary Clinton.

E mais uma vez, a situação seria bem diferente caso os democratas indicassem Bernie Sanders:

As novas pesquisas estão em destaque

Na pesquisa realizada pelo USA Today, Sanders perderia de Rubio com uma diferença de 4% dos votos. Mas, para o Quinnipiac, seria o contrário: o socialista venceria com 47% contra 41% de Rubio.


Caso Sanders vença Clinton no caucus de Nevada neste sábado (20), conforme as pesquisas mostram empate técnico entre os dois candidatos, muitas figuras centrais do Partido Democrata possam começar a mudar de discurso e sinalizar um apoio ao socialista democrata, assim como seus eleitores.

Recentemente, o movimento Occupy Wall St. declarou apoio a Bernie Sanders, prometendo uma “onda de ocupações” dentro do Partido Democrata em apoio ao candidato socialista.

Visando o estado da Carolina do Sul, próximo passo das primárias depois de Nevada, Sanders também tem aumentado seu discurso e promovido mais ações em busca do voto da comunidade negra e hispânica. Recentemente, lançou um vídeo emocionante que se tornou viral na Web, com a filha de Eric Garner (homem negro assassinado por policiais em 2015) declarando apoio a sua candidatura.

Ou seja: as próximas semanas serão decisivas para o Partido Democrata neste ano. Vale a pena acompanhar.

By Democratize on February 18, 2016.

Exported from Medium on September 23, 2016.

Posts Relacionados

On Top
error: Para reproduzir o conteúdo do Democratize, entre em contato pelo formulário.
%d blogueiros gostam disto: