Cerca de 400 leitores da Agência Democratize participaram da pesquisa. Para eles, os dois nomes mais fortes para uma possível eleição…

Pesquisa com leitores: Luciana Genro e Lula são os favoritos para presidência

Pesquisa com leitores: Luciana Genro e Lula são os favoritos para presidênciaCerca de 400 leitores da Agência Democratize participaram da pesquisa. Para eles, os dois nomes mais fortes para uma possível eleição…


Pesquisa com leitores: Luciana Genro e Lula são os favoritos para presidência

Foto: Agência Brasil

Cerca de 400 leitores da Agência Democratize participaram da pesquisa. Para eles, os dois nomes mais fortes para uma possível eleição presidencial antes de 2018 é o petista e ex-presidente Lula, além de Luciana Genro do PSOL, que liderou o questionário.

Para os mais de 15 mil seguidores da Agência Democratize no Facebook, as duas melhores opções para o Brasil em um possível caso de eleição presidencial ainda este ano são Lula (PT) e Luciana Genro (PSOL).

É o que aponta a nossa pesquisa feita durante os últimos 7 dias.

Mais de 400 leitores foram entrevistados. Neste período, foi constatado que por conta do avanço do impeachment contra Dilma Rousseff, que fica cada vez mais próximo, houve um aumento na adesão para novas eleições gerais ainda este ano.

Veja o gráfico abaixo, com os números:

Gráfico: Democratize

A ex-presidenciável pelo PSOL, Luciana Genro, aparece como a favorita pelos nossos leitores, com cerca de 29,7%. Atrás dela, o ex-presidente Lula se consolida com 21%.

Colocamos duas opções de cada partido para verificarmos qual o favorito internamente dentro de cada sigla. Em terceiro lugar, o deputado federal Chico Alencar, que também é do PSOL, aparece com 13,2%, demonstrando ser um forte nome para o partido em 2018.

Em quarto lugar fica o ex-ministro Ciro Gomes, do PDT, com 12,6%, na frente da ex-senadora Marina Silva, da Rede, com 5%.

Outros nomes foram citados pela pesquisa. Veja abaixo:

6º Lugar: Mauro Iasi (PCB), com 2,8%
7º Lugar: Zé Maria (PSTU), com 2,5%
8º Lugar: Jair Bolsonaro (PSC), com 1,7%
9º Lugar: Michel Temer (PMDB), com 1,1%
10º Lugar: Aécio Neves (PSDB), com 0,8%
10º Lugar: Rui Pimenta (PCO), com 0,8%
11º Lugar: Geraldo Alckmin (PSDB), com 0,6%
12º Lugar: Jacques Wagner (PT), com 0,3%
Último: Eduardo Paes (PMDB), com nenhum voto

Nulo: 4,5%
Outros (não especificados na pesquisa): 3,4%


A pesquisa mostra como os nossos leitores possuem uma negação considerável aos nomes de candidatos pela direita, como é o caso dos tucanos Aécio e Alckmin, que juntos conseguiram apenas 1,4%. Ao mesmo tempo, também demonstra que o petista e talvez braço direito da presidenta Dilma Rousseff, Jacques Wagner, não é visto como presidenciável pelos próprios petistas.

Foto: Alice V/Democratize

Como o Democratize segue uma linha editorial pela esquerda, não é surpresa ver o deputado Bolsonaro e o vice-presidente Michel Temer com baixa preferência dos nossos leitores.

Porém, a pesquisa também demonstra um fortalecimento do ex-ministro Ciro Gomes pela esquerda, diante de uma queda considerável da confiança de alguns quadros com a ex-senadora Marina Silva, da Rede. Desde as eleições do ano passado, quando se aliou com o então candidato Aécio Neves contra Dilma Rousseff, a ex-senadora é vista como “oportunista” e “traidora” por eleitores de esquerda.

By Democratize on April 15, 2016.

Exported from Medium on September 23, 2016.

Posts Relacionados

On Top
error: Para reproduzir o conteúdo do Democratize, entre em contato pelo formulário.
%d blogueiros gostam disto: