Formada em agosto de 2015, a Agência Democratize foi criada com o objetivo de se estabelecer como uma terceira via ao jornalismo. Mas, o que seria isso?

Uma terceira via ao jornalismo não é apenas a negação, como também a superação dos modelos já existentes. Para isto, não atende ao formato empresarial do jornalismo corporativo, no qual a informação é filtrada a partir dos interesses de poucas famílias, impossibilitando o acesso a um conteúdo de qualidade e verdadeiro para a maioria dos brasileiros. Mas também não atende ao formato de coletivo, pois, para que o jornalismo alternativo posso bater de frente com a mídia corporativa e anti-democrática, não basta manter o mesmo modelo de produção de conteúdo, apenas “feito ao contrário” ou com viés de esquerda. É necessário pensar diferente. E é isso que fazemos: pensamos diferente.

Com quase 30 colaboradores no Brasil, em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, a Agência Democratize acredita que é possível fazer um jornalismo sem amarras, com o objetivo contar as histórias que, na maioria das vezes, nos foram silenciadas.

Democratize não é financiada por partidos, empresas, corporações ou poder público. E, ao mesmo tempo, lança um formato de financiamento cujo leitor pode fazer parte de toda essa construção alternativa do jornalismo, estando mais próximo daquilo que lê.

Aqui, a opinião de cada colaborador conta com o mesmo peso, independente de sua via ideológica, situação financeira ou modo de colaboração dentro da agência. Por isto, aceitamos – a qualquer momento – sugestões de pauta, dicas sobre como abordar uma notícia e puxões de orelha se escorregarmos, afinal, entre acertos e erros, propor-se a um outro formato de jornalismo é um grande desafio, e queremos construí-lo com você.

Somos  honestos com nossos leitores: entre nós há jornalistas, fotógrafos e videomakers com visões políticas diversas. Há colaboradores que não acreditam em partidos e são anarquistas. Outros que militam em partidos de esquerda. É justamente essa junção de diversas matizes ideológicas que nos faz diferentes e plurais. E é justamente essa pluralidade que nos impede de ser panfletários e nos obriga a manter os fatos como ponto de início e ponto de chegada.

É por isso que somos a terceira via. É por isso que somos a Agência Democratize.

On Top
error: Para reproduzir o conteúdo do Democratize, entre em contato pelo formulário.