Pablo Iglesias, do Podemos, e Alberto Garzón da Izquierda Unida, anunciaram nas redes sociais o pré-acordo eleitoral para concorrerem…

Na Espanha, a esquerda anuncia acordo para vencer as eleições de junho

Na Espanha, a esquerda anuncia acordo para vencer as eleições de junhoPablo Iglesias, do Podemos, e Alberto Garzón da Izquierda Unida, anunciaram nas redes sociais o pré-acordo eleitoral para concorrerem…


Na Espanha, a esquerda anuncia acordo para vencer as eleições de junho

Foto: PODEMOS

Pablo Iglesias, do Podemos, e Alberto Garzón da Izquierda Unida, anunciaram nas redes sociais o pré-acordo eleitoral para concorrerem juntos nas eleições legislativas de junho deste ano. Sondagem indica que parceria ultrapasse partidos tradicionais e se torne a maior força política entre os eleitores com menos de 55 anos.

Marcado com um encontro simbólico na Praça do Sol, em Madrid, os líderes do Podemos e da Izquierda Unida anunciaram uma aliança política, após semanas de negociação. De forma original, gravada em dois vídeos, com cada um transmitindo sua mensagem da sua forma, era revelada a “surpresa” que estava anunciada desde o início da tarde.

Uma sondagem do instituto CIS revelou que uma eventual coligação entre o Podemos e o IU diminuiria as intenções de voto do PSOE, tradicional partido de centro-esquerda, e ainda ultrapassaria os conservadores do PP na faixa etária acima dos 55 anos.

Com nenhum partido conseguindo criar alianças para uma maioria de governo no parlamento, as eleições marcadas para o dia 26 de junho podem render ainda em mais deputados à esquerda do PSOE, graças à composição de círculos eleitorais que beneficiam a concentração de votos. O pré-acordo entre Podemos e IU foi divulgado nesta segunda-feora (9).

Mas qual a relevância e história de ambos os partidos?

O Podemos, fundado em 2014, é considerado um verdadeiro “fenômeno político” mundial. Nascido das redes sociais e dos protestos que ocorreram no país em 2011, o partido de esquerda conseguiu logo em sua primeira eleição mostrar seu potencial eleitoral, quando obteve cinco cadeiras (de um total de 54) nas eleições europeias daquele ano, sendo a quarta candidatura mais votada na Espanha.

Hoje, o Podemos conta com cerca de 380 mil filiados, e ocupa 69 das 350 cadeiras do Congresso Espanhol, 16 das 266 do Senado, e 134 cadeiras nos parlamentos regionais.

Já o Izquierda Unida é um partido mais antigo, fundado em 1986 na Espanha. Trata-se de uma “federação formada por partidos de esquerda”. Conta com mais de 70 mil filiados na Espanha, ocupando 2 cadeiras no Congresso dos Deputados e outras 2 no Senado. Já no Parlamento Europeu o Izquierda Unida tem mais representatividade que o Podemos: 6 cadeiras.

As organizações integrantes do IU são: Partido Comunista de Espanha, União das Juventudes Comunista de Espanha, Esquerda Republicana, Esquerda Aberta, Partido Operário Revolucionário, Ecossocialistas da Região de Múrcia e Partido Feminista de Espanha.

By Democratize on May 10, 2016.

Exported from Medium on September 23, 2016.

Posts Relacionados

On Top
error: Para reproduzir o conteúdo do Democratize, entre em contato pelo formulário.
%d blogueiros gostam disto: