Mesmo aprovado por mais da metade, que consideram a gestão petista ótima ou boa, pesquisa também indica favoritismo da candidata Luiza…

Mesmo com gestão aprovada, pesquisa indica que Haddad perderia para Erundina

Mesmo com gestão aprovada, pesquisa indica que Haddad perderia para ErundinaMesmo aprovado por mais da metade, que consideram a gestão petista ótima ou boa, pesquisa também indica favoritismo da candidata Luiza…


Mesmo com gestão aprovada, pesquisa indica que Haddad perderia para Erundina

Foto: Reinaldo Meneguim/Democratize

Mesmo aprovado por mais da metade, que consideram a gestão petista ótima ou boa, pesquisa também indica favoritismo da candidata Luiza Erundina, do PSOL, com mais da metade dos votos que Fernando Haddad: 64,4% contra 28,7% do atual prefeito da capital.


A Agência Democratize entrevistou cerca de 1.163 pessoas nas redes sociais no período entre os dias 28 e 30 de junho, para descobrir qual a opinião das pessoas sobre a eleição para prefeito(a) de São Paulo neste ano.

Na pesquisa, os seguidores foram também questionados sobre qual nota deveria ser dada para a administração de Fernando Haddad na prefeitura da capital, desde 2013.

No caso, a gestão comandada pelo petista recebeu a aprovação de mais da metade dos entrevistados.

Gráfico: Democratize

Cerca de 40,2% consideram a gestão de Fernando Haddad em São Paulo como boa, enquanto outros 11,2% aprovam totalmente. Do lado negativo, somando os dois números, 25% dos entrevistados desaprovam a atual prefeitura da capital: 14,8% ruim, e outros 10,2% como péssimo o trabalho feito pelo prefeito petista em São Paulo.

No meio, outros 23,7% acreditam que Haddad fez um trabalho regular na cidade.

Mesmo com a aprovação entre os entrevistados, o petista não conseguiu alcançar nem mesmo a metade dos votos que a deputada federal pelo PSOL, Luiza Erundina, teria na votação e liderando a pesquisa.

Com 64,4% dos votos, a deputada é a favorita da esquerda para ocupar o cargo hoje ocupado por Fernando Haddad.

Gráfico: Democratize

Em segundo lugar, o petista e atual prefeito somou a preferência de 28,7% dos entrevistados.

A pesquisa mostra a força da esquerda na capital, mesmo diante do atual cenário político, desfavorável aos partidos citados em nível nacional — principalmente o Partido dos Trabalhadores. Porém, tanto PT quanto PSOL monopolizaram a pesquisa nas redes sociais, demonstrando sua capacidade de articulação e mobilização com o eleitorado.

Em terceiro lugar, o ex-tucano Andrea Matarazzo, com 1,5% — na frente de Ricardo Young, da Rede, que ficou com 1,2%.

Os demais candidatos citados na pesquisa — Major Olimpio (SD), Marco Feliciano (PSC), João Dória (PSDB) e Celso Russomanno (PRB) — não somaram 1%.

Foto: Alice V/Democratize

Uma pesquisa realizada pelo instituto Ibope, no dia 21 de junho, já demonstrava o favoritismo de Luiza Erundina contra o petista, ocupando o terceiro lugar e disputando voto por voto com a segunda colocada, senadora Marta Suplicy (PMDB) — que não foi citada na pesquisa por conta de sua pré-candidatura não ter mais apoio interno em seu partido.

Ainda podemos levar em consideração a possibilidade de Russomanno não ter a sua candidatura aprovada pela Justiça, o que automaticamente deixaria a disputa entre a deputada do PSOL e o atual prefeito petista.

Outra pesquisa realizada pela plataforma Dizgoo na internet, mostra Haddad como favorito entre os eleitores, com 35,4%. Já Erundina, ocupa a terceira colocação, com 16,1% — apenas dois porcento a menos que o segundo colocado, João Doria (PSDB).

As três pesquisas mostram claramente que a briga pela prefeitura de São Paulo vai ser acirrada, e que desta vez, a participação do PSOL deve ser decisiva na capital paulista, com uma possibilidade real de chegar ao segundo turno.

A Agência Democratize realizou outros questionamentos durante a pesquisa, que serão publicados durante esta sexta-feira (01).

By Democratize on July 1, 2016.

Exported from Medium on September 23, 2016.

Posts Relacionados

On Top
error: Para reproduzir o conteúdo do Democratize, entre em contato pelo formulário.
%d blogueiros gostam disto: