Foto: Fernando DK/Democratize

MAPA: as escolas ocupadas contra a Reforma no Ensino Médio

Mais de 40 escolas estaduais já foram ocupadas em todo o estado do Paraná contra a medida provisória defendida pelo governo de Michel Temer (PMDB), que pretende reformar o Ensino Médio no Brasil. Acompanhe em tempo real o mapa com os endereços de cada escola ocupada.

Trata-se de uma onda de mobilização secundarista que começou nesta semana, mas que já havia dado sinais de articulação dias atrás, após o governo publicar a Medida Provisória da Reforma no Ensino Médio.

Em São Paulo, menos de duas semanas atrás, um grupo de estudantes da E.E. Domingos Mignoni já havia ensaiado a possibilidade de ocupar o colégio por conta do projeto. Com a repercussão, a decisão acabou sendo adiada.

Protestos também ocorreram na cidade de São Paulo na semana passada contra a Medida Provisória, com cerca de mil estudantes se manifestando em frente ao prédio onde fica a sede do PMDB, partido do presidente Michel Temer.

A primeira mudança importante determinada pela medida provisória é que o conteúdo obrigatório será diminuído para privilegiar cinco áreas de concentração: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. Após a polêmica em torno do projeto, e a forma negativa como foi recebida pela opinião pública, o governo recuou e afirmou que as matérias como Sociologia, Artes e Educação Física continuarão como obrigatórias.

Porém, ainda, a reforma tem como matéria o aumento da carga horária, ampliada progressivamente até atingir 1,4 mil horas anuais. Atualmente, o total é de 800 horas.

Os estudantes e professores alegam que não foram sequer consultados sobre o projeto pelo governo federal.

Veja abaixo o mapa atualizado (07/10) das escolas ocupadas no Paraná:

Posts Relacionados

On Top
error: Para reproduzir o conteúdo do Democratize, entre em contato pelo formulário.
%d blogueiros gostam disto: