O que você acha sobre financiamento privado de campanha? E de uma carga tributária maior para os mais ricos do que para os mais pobres…

Financiamento privado e impostos para os mais ricos: o que pensam os manifestantes do dia 13?

Financiamento privado e impostos para os mais ricos: o que pensam os manifestantes do dia 13?O que você acha sobre financiamento privado de campanha? E de uma carga tributária maior para os mais ricos do que para os mais pobres…


Financiamento privado e impostos para os mais ricos: o que pensam os manifestantes do dia 13?

Foto: Felipe Malavasi/Democratize

O que você acha sobre financiamento privado de campanha? E de uma carga tributária maior para os mais ricos do que para os mais pobres? Alguns manifestantes que estiveram no protesto contra a presidenta Dilma Rousseff responderam tais questões, e o resultado foi curioso.

O Democratize foi pra rua em São Paulo neste domingo (13), para saber o que pensam os manifestantes que querem o impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT). Mas ao contrário da abordagem feita pela mídia convencional e por alguns veículos alternativos, buscamos entender a opinião de algumas pessoas que estavam lá sobre temas importantes.

Financiamento privado de campanha, educação pública ou privada, maior taxação de impostos para os mais ricos, modelo de país socio-econômico… foram várias perguntas que fazem parte de pautas cada vez mais importantes e polêmicas na política brasileira.

Curiosamente, todas os temas selecionados possuem dois ‘fronts’: setores mais liberais, de direita, se posicionam a favor de uma carga tributária menor, ou quase nula – como é o caso do próprio Movimento Brasil Livre, um dos organizadores do protesto contra Dilma. Também defendem que a educação e a saúde deveriam ser de responsabilidade do setor privado, onde o governo federal cederia “vouchers” para a população, como já foi defendido por um dos líderes do MBL, Kim Kataguiri.

Outra pauta importante que foi abordada é o financiamento privado de campanha. A oposição ao governo Dilma, encabeçada pelos tucanos do PSDB e seus aliados, se posicionaram a favor do financiamento privado durante a votação da Reforma Política no Congresso em 2015. Por acaso, o PSDB teve suas lideranças políticas convocando a população e filiados para os protestos deste domingo, como foi o caso do senador Aécio Neves.

Apesar de termos entrevistado algumas dezenas de pessoas em meio a 500 mil manifestantes, o resultado foi curioso.

Na grande maioria dos casos, os manifestantes entrevistados se posicionaram justamente contra o posicionamento dos organizadores do ato, assim como da própria oposição tucana ao governo federal.

Veja como foi a reportagem, por Mariana Lacerda, Carol Nogueira, Thais Helena Ribeiro e Francisco Toledo, para o Democratize:

By Democratize on March 15, 2016.

Exported from Medium on September 23, 2016.

Posts Relacionados

On Top
error: Para reproduzir o conteúdo do Democratize, entre em contato pelo formulário.
%d blogueiros gostam disto: