No último fim de semana, cerca de 4 grafiteiros foram brutalmente agredidos e presos pela Guarda Civil Metropolitana da cidade de Mogi das…

Esse é o trabalho feito pelos grafiteiros que foram agredidos e presos em Mogi das Cruzes

Esse é o trabalho feito pelos grafiteiros que foram agredidos e presos em Mogi das CruzesNo último fim de semana, cerca de 4 grafiteiros foram brutalmente agredidos e presos pela Guarda Civil Metropolitana da cidade de Mogi das…


Esse é o trabalho feito pelos grafiteiros que foram agredidos e presos em Mogi das Cruzes

Foto: Paola & Janaina Fotos

No último fim de semana, cerca de 4 grafiteiros foram brutalmente agredidos e presos pela Guarda Civil Metropolitana da cidade de Mogi das Cruzes, localizada na Grande São Paulo. Nas fotos, os artistas mostram o trabalho durante o evento realizado na cidade, horas antes da confusão.


Quatro rapazes foram abordados pelos guardas enquanto tentavam grafitar um muro cinza no local. Ao tentarem dialogar com os guardas, começou a truculência por parte da GCM de Mogi.

Colegas que acompanhavam o evento acabaram filmando o ocorrido, indignados com a violência e autoritarismo dos guardas. Por diversas vezes, é possível ouvir os amigos pedindo para que os guardas não agredissem os jovens — todos em vão. Veja no vídeo abaixo.

Com a repercussão do caso nas redes sociais e até mesmo na grande mídia, diversas testemunhas que estavam no evento entraram em contato com o Democratize para relatar o que aconteceu naquele momento, e o que estavam fazendo os grafiteiros que foram agredidos pelos guardas.

A Associação de Skate Mogi das Cruzes, uma das organizadoras do evento, postou em sua página oficial: “Visto inicialmente como poluição visual, o grafite vem, cada vez mais, se tornando um instrumento possível de embelezamento e uma forma de protesto e de crítica aos problemas das grandes cidades”.

A página da associação postou várias fotos do trabalho feito por alguns dos artistas, momentos antes de serem agredidos e presos com brutalidade pelos guardas municipais. Veja abaixo.

Fotos: Renato Torraga

Em outro vídeo publicado nas redes sociais, é possível acompanhar a abordagem da GCM com 2 dos grafiteiros inicialmente. Um dos rapazes, de blusa escura e capuz, que aparece nas fotos grafitando os muros no evento, tenta dialogar com os guardas questionando a detenção dos colegas.

Em determinado momento, um dos guardas, de forma mais agressiva, tenta calar o jovem com movimentos bruscos. Ele responde da mesma forma, e acaba sendo detido.

A partir dai, acontece exatamente aquilo que já havia sido divulgado, no vídeo acima.

By Democratize on June 16, 2016.

Exported from Medium on September 23, 2016.

Posts Relacionados

On Top
error: Para reproduzir o conteúdo do Democratize, entre em contato pelo formulário.
%d blogueiros gostam disto: