Após ser vetada para participação no debate da Rede Bandeirantes nesta segunda-feira (22), a candidata Luiza Erundina (PSOL) tomou conta…

Candidatos excluidos do debate na Band “hackeiam” as redes

Candidatos excluidos do debate na Band “hackeiam” as redesApós ser vetada para participação no debate da Rede Bandeirantes nesta segunda-feira (22), a candidata Luiza Erundina (PSOL) tomou conta…


Candidatos excluidos do debate na Band “hackeiam” as redes

A candidata pelo PSOL, Luiza Erundina | Foto: Gustavo Oliveira/Democratize

Após ser vetada para participação no debate da Rede Bandeirantes nesta segunda-feira (22), a candidata Luiza Erundina (PSOL) tomou conta das redes sociais.


“O debate da Banda está com 1.1 de audiência. Nossos celulares transmitindo ao vivo aqui a Erundina e o Ivan nos interavalos somam juntos mais de 80 mil visualizações”.

O comentário acima foi feito pela candidata para a Câmara Municipal, Sâmia Bomfim (PSOL), sobre como Luiza Erundina conseguiu “hackear” as redes e se colocar diante do veto sobre sua participação no debate promovido pela Rede Bandeirantes, entre os candidatos para a prefeitura de São Paulo.

E de fato, os comentários da candidata do PSOL deram o que falar nas redes sociais nesta noite.

A mobilização já havia começado do lado de fora do prédio onde era realizado o debate. Centenas de manifestantes e apoiadores criticavam o veto, incluindo o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos.

Assim como Erundina, outros candidatos vetados realizaram ações similares, promovendo a discussão sobre a falta de democracia e igualdade entre as candidaturas nas eleições deste ano — Ricardo Young, da Rede, fez uma ação semelhante ao lado da ex-presidenciável Marina Silva. Já Altino, candidato do PSTU, também marcou presença do lado de fora da Rede Bandeirantes, criticando a censura contra as demais candidaturas.

“Eles prometem a solução para os problemas, sem apontar a causa dos problemas”, começou a deputada e candidata do PSOL, na primeira transmissão ao vivo nos intervalos do debate. Nos comentários, vários seguidores criticam a postura dos demais candidatos que compareceram ao debate, além de elogios para a candidata do PSOL: “Lamentável Erundina, a senhora não estar lá no debate. Isso não é democracia, onde os próprios adversários é quem escolhe quem participa do debate. Lamentável”, disse um seguidor.

“Não existe nada mais anti-democrático do que isso”, lamentou Ricardo Young, durante sua transmissão nas redes sociais. Ao lado dele, Marina Silva questiona o posicionamento dos candidatos presentes no debate da Bandeirantes, apontando no fato de que se ambos concordassem com a presença dos candidatos vetados, a emissora seria obrigada a realizar o evento de forma mais ampla a participativa.

Manifestantes do lado de fora da Rede Bandeirantes | Foto: Gustavo Oliveira/Democratize

Entenda a mini-reforma que “censura” as candidaturas

A mini-reforma eleitoral de 2014 determina que apenas candidatos de partidos com mais de nove deputados na Câmara podem participar de debates.

Além desse ponto, a reforma também reduziu o tempo da campanha eleitoral de 90 para 45 dias. Outro ponto polêmico é o tempo de propaganda eleitoral na TV aberta, que reduzido, afeta principalmente as candidaturas “pequenas”, incluindo a da própria Luiza Erundina, além de Ricardo Young e Altino em São Paulo.

Para o PSOL, o golpe é duplo: no Rio de Janeiro, outro candidato corre o risco de ficar sem participar dos debates na TV — no caso, Marcelo Freixo, que segue com o veto de candidatos como Pedro Paulo (PMDB), que não aceitou sua participação nos eventos televisivos.

A mini-reforma foi um dos assuntos do debate realizado pela Agência Democratize neste domingo (21), durante sua festa de aniversário em São Paulo. Lá, os candidatos Ricardo Young e Altino debateram sobre a falta de democracia nas eleições deste ano, priorizando cada vez mais as grandes candidaturas em detrimento aos partidos com menor presença no Congresso.

By Democratize on August 23, 2016.

Exported from Medium on September 23, 2016.

Posts Relacionados

On Top
error: Para reproduzir o conteúdo do Democratize, entre em contato pelo formulário.
%d blogueiros gostam disto: