A Agência Democratize agora mostra a sua cara na cidade do Rio de Janeiro, com uma nova equipe formada por entusiastas do novo jornalismo…

A terceira via ao jornalismo agora no Rio de Janeiro

A terceira via ao jornalismo agora no Rio de JaneiroA Agência Democratize agora mostra a sua cara na cidade do Rio de Janeiro, com uma nova equipe formada por entusiastas do novo jornalismo…


A terceira via ao jornalismo agora no Rio de Janeiro

A equipe da Agência Democratize no Rio de Janeiro | Foto: Bárbara Dias/Democratize

A Agência Democratize agora mostra a sua cara na cidade do Rio de Janeiro, com uma nova equipe formada por entusiastas do novo jornalismo. Em tempos de Jogos Olímpicos e estado de calamidade pública, a necessidade de um jornalismo sério e convicto em suas ideias.


Depois de mais de 10 meses atuando com foco no estado de São Paulo, com uma equipe de jornalistas, escritores, fotógrafos, e entusiastas da Comunicação Social, a Agência Democratize aumenta seu poder de alcance, com a criação de uma equipe no Rio de Janeiro.

Em tempos de Jogos Olímpicos e de crise em todo o estado, vem a necessidade de uma terceira via ao jornalismo, com o objetivo de criar conteúdo informativo sobre a realidade em que se encontra o Rio.

Hoje, o Democratize conta com mais de 39 mil seguidores no Facebook; uma média de 10 mil leitores por dia no Medium; mais de 500 mil pessoas alcançadas semanalmente nas redes sociais.

Próximo de completar um ano desde a sua fundação, em agosto de 2015, o nosso trabalho mostrou que é possível construir uma terceira via ao jornalismo, negando a hierarquia e mecanismos meramente lucrativos do jornalismo corporativo, e até mesmo a falta de estrutura dos coletivos independentes. A necessidade de construir uma agência que democratize a comunicação é gritante no Brasil — sendo essa a nossa meta principal para os próximos anos.

Uma ampla produção de conteúdo gerou a criação do documentário “Ocupar e Resistir”, sobre as ocupações nas escolas de São Paulo, Goiás e claro — o Rio de Janeiro. O filme, que terá sua pré-estreia no mês de novembro, ainda irá contar com um segundo financiamento coletivo a partir do mês de agosto, para arcar com fundos de distribuição, gravações e edição. No primeiro financiamento, mais de 70 pessoas colaboraram, alcançando o valor de R$9.500,00 — tornando possível a continuidade das filmagens em Goiânia, onde mais de 30 escolas foram ocupadas entre o final do ano passado e o começo de 2016.

O próximo passo é aumentar ainda mais a capacidade de alcance da agência, desta vez com foco na cidade de Belo Horizonte, que deve receber a terceira célula do Democratize no país.

E ai, quer construir um novo jornalismo?


A equipe Democratize no Rio: Sara Vieira, Gabriel Lindenbach, Bárbara Dias, Felipe Mota, Kaue Pallone, Tales Duarte, Rapha Silva, Álvaro Danezine e Wagner Maia

By Democratize on July 8, 2016.

Exported from Medium on September 23, 2016.

Posts Relacionados

On Top
error: Para reproduzir o conteúdo do Democratize, entre em contato pelo formulário.
%d blogueiros gostam disto: