Para o Padre Julio Lancellotti, da Pastoral Povo de Rua, o diálogo entre a prefeitura de Fernando Haddad (PT) e com a população em condi…

“A Secretaria Municipal de Direitos Humanos é um belo enfeite”

“A Secretaria Municipal de Direitos Humanos é um belo enfeite”Para o Padre Julio Lancellotti, da Pastoral Povo de Rua, o diálogo entre a prefeitura de Fernando Haddad (PT) e com a população em condi…


Foto: Gabriel Soares/Democratize

“A Secretaria Municipal de Direitos Humanos é um belo enfeite”

Para o Padre Julio Lancellotti, da Pastoral Povo de Rua, o diálogo entre a prefeitura de Fernando Haddad (PT) e com a população em condições de rua em São Paulo é praticamente inexistente. Em entrevista ao Democratize, o padre criticou a prática higienista da prefeitura, e também a pasta de Direitos Humanos, sob comando do ex-senador Eduardo Suplicy: trata-se de um belo enfeite.

Diante da repressão e pela falta de políticas públicas qualificadas, a população das malocas de Alcântara e Cimento sofrem com a péssima condição de vida e também com abusos feitos pela Guarda Civil Municipal de São Paulo, conforme denunciado em matéria do Democratize.

Apoiados pelo Coletivo Autônomo dos Trabalhadores Sociais (Catso) e pela Pastoral Povo de Rua, os moradores das malocas da Alcântara e Cimento ocuparam recentemente a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Supervisão de Assistência Social Mooca. A ocupação surgiu para exigir explicações da prefeitura sobre decisões que segundo os moradores são “verticais”, e não atendem às necessidades da população.

Com ajuda do padre Julio Lancellotti, eles conseguiram uma reunião importante com a secretária de Assistência Social, Luciana Temer, e o secretário de Direitos Humanos da prefeitura, Eduardo Suplicy, na quinta-feira (3 de setembro). Porém, a reunião foi um fracasso. A prefeitura preferiu por não abrir mão de sua política com a população de rua, decepcionando os moradores das malocas.

Foto: Gabriel Soares/Democratize

Não é a primeira vez que a gestão do petista Fernando Haddad é criticada por sua postura vertical e autoritária em relação com a população de rua em geral.

Um dos casos mais graves foi a limpeza feita na Cracolândia, em ação conjunta com o governo do estado de São Paulo, do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Para Lancellotti, trata-se de empurrar a questão para fora do Centro.

O Democratize conversou com o Padre Julio Lancellotti sobre ambos os casos. Assista:


Reportagem: Francisco Toledo e Gabriel Soares
Filmagem: Francisco Toledo
Fotos: Gabriel Soares

By Democratize on September 11, 2015.

Exported from Medium on September 23, 2016.

Posts Relacionados

On Top
error: Para reproduzir o conteúdo do Democratize, entre em contato pelo formulário.
%d blogueiros gostam disto: