Este é um rosto amargurado por saber e ver seu filho dentro de um carro de polícia, na sexta-feira (5) de abertura dos Jogos Olímpicos no…

A reação de uma mãe ao ver o filho preso por se manifestar

A reação de uma mãe ao ver o filho preso por se manifestarEste é um rosto amargurado por saber e ver seu filho dentro de um carro de polícia, na sexta-feira (5) de abertura dos Jogos Olímpicos no…


A reação de uma mãe ao ver o filho preso por se manifestar

Foto: Wagner Maia/Democratize

Este é um rosto amargurado por saber e ver seu filho dentro de um carro de polícia, na sexta-feira (5) de abertura dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.


Por Wagner Maia

O adolescente e estudante que estava entre os manifestantes, foi brutalmente perseguido e reprimido, além de preso por suposto desacato a autoridade. A mãe do jovem, que também participava da manifestação, entrou em desespero.

Era mais um protesto contra os descasos numa cidade marcada pelas remoções de diversas famílias, como as da Vila Autódromo, para sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

Formou-se uma luta desproporcional entre policiais militares, visivelmente preparados para reprimir os manifestantes. Bombas de efeito moral e gás de pimenta foram utilizados — além de um gás lacrimogêneo com outra tonalidade, mais avermelhada.

Foto: Wagner Maia/DemocratizeFoto: Wagner Maia/Democratize

No final, uma mistura de racismo com criminalização da pobreza: um guardador de carros no entorno da Praça Afonso Pena foi abordado por policiais.

Negro, descalço e sem documento, foi levado para uma delegacia. Sem justificativa, sem explicação.

A sociedade vem dando sinais de desaprovação contra um evento que, segundo eles, só trouxe prejuízo para a população.


Wagner Maia é professor do ensino público e fotojornalista pela Agência Democratize no Rio de Janeiro

By Democratize on August 8, 2016.

Exported from Medium on September 23, 2016.

Posts Relacionados

On Top
error: Para reproduzir o conteúdo do Democratize, entre em contato pelo formulário.
%d blogueiros gostam disto: