Comissão de frete. Foto: Wagner Maia/Democratize

A Maestria da Comissão de Frete e o Brilho da Resistência

 

Em meio a saltos pelos ares foi se formando a entrada com brilho e sorrisos saltitantes. Escondidos por maquiagens que às vezes revelam um ar de simplicidade, medo de não dar certo algo que fora ensaiado um ano corrido, até mesmo uma expressão social de passar para as opacas e simples arquibancadas, várias histórias de personagens, vidas, lugares que às vezes escondem ações sociais repressoras a sua humilde população.

Salto sincrônico. Foto:. Wagner Maia/Democratize

É a resistência de um carnaval de rua, que se faz aos trancos e barrancos, sem componentes muita das vezes, o que os faz ser mais unidos e ter a humildade de ceder seus componentes aos seus adversários, não inimigos. Foi quase uma semana onde todas as noites, desfilavam corpos na avenida, bronzeados por um sol onipotente, onipresente e consistente em terras tropicais.

Foram sorrisos que nos levaram a sair lágrimas nos olhos ao fotografar um palhaço, uma bailarina, um simples, mas encantador passista vestido de Zé Pelintra. Não bastasse contar essas histórias encantadoras, com senhoras em seus carros às vezes não tão confortáveis, mas sadios em levar a história viva do carnaval carioca, tem a passarela marginalizada, chamada Intendente Magalhães, aquela distante dos grandes holofotes da Sapucaí, que rendem milhares de dinheiro, mas que passa por cima da possibilidade de salvar vidas, pelo simples seguir as regras, “o espetáculo deve continuar”. Foram dias onde as humildes lentes e câmeras fotográficas, deslizaram diante de mãos habilidosas, sedentas por clicar um grande momento, choro de um coreógrafo ao ver sua comissão de frente passar e desfilar, ao sorriso de passistas que mal sabem falar, mas que já tens brilhos nos pés como sambistas advindos dos lugares mais remotos.

Foram saltos, brilhos e resistência de uma Intendente Magalhães sorridente, feliz ao ver sua passarela repleta de foliões, competidores capazes de tirar o fôlego de qualquer jurado do maior espetáculo a céu aberto do mundo. A alegria se fez maior que a espetacularização da vida, a resistência se fez presente em Magalhães que já a muito virou Intendente.

 

Posts Relacionados

On Top
error: Para reproduzir o conteúdo do Democratize, entre em contato pelo formulário.
%d blogueiros gostam disto: