O fotógrafo Daniel Arroyo esteve na comunidade Masterbus, na zona leste de São Paulo, e fotografou a rotina na ocupação dois dias antes da…

A dor de uma reintegração de posse em fotos

A dor de uma reintegração de posse em fotosO fotógrafo Daniel Arroyo esteve na comunidade Masterbus, na zona leste de São Paulo, e fotografou a rotina na ocupação dois dias antes da…


A dor de uma reintegração de posse em fotos

Foto: Daniel Arroyo, para o Democratize

O fotógrafo Daniel Arroyo esteve na comunidade Masterbus, na zona leste de São Paulo, e fotografou a rotina na ocupação dois dias antes da reintegração de posse, na terça-feira (23).

“Milhões de brasileiros não tem teto, não tem chão… eu sou apenas mais 1 na multidão”. A frase, estampada em um graffiti na comunidade, era um grito de socorro para o Estado sobre o problema da moradia em São Paulo. Não foi ouvido.

O fotógrafo independente Daniel Arroyo acompanhou os últimos momentos da comunidade Masterbus, que desce o ano de 2014 esteve presente na região leste de São Paulo. Cerca de 40 famílias da região ocuparam o terreno que estava vazio há quase 12 anos. De lá pra cá, o número de famílias que faziam parte da ocupação cresceu: mais de 800.

O nome da comunidade, Masterbus, refere-se a uma empresa de transporte público que era dona do terreno na década de 90. A empresa decretou falência e a área foi repassada ao banco Santander. O local foi vendido em 2012 para a empresa ISI Participações Ltda, que entrou com um processo de reintegração de posse. Segundo informações do fotógrafo, nos dias 20 e 21 deste mês o Coletivo Ocupa PL e a Mídia Nuclear fizeram vários eventos de mobilização para ajudar a comunidade.

Mesmo sem a intenção de deixar o local, as famílias não tiveram escolha. Na terça-feira, dia 23 às 6 da manhã, a desapropriação do terreno foi feita pelo Estado. Integrantes da comunidade ainda tentaram recorrer no fórum regional do Tatuapé, um dia antes da data marcada para reintegração, sem sucesso.

O registro cedido pelo fotógrafo Daniel Arroyo mostra em imagens a triste realidade da questão de moradia no Brasil, principalmente em São Paulo. Muitas famílias que estão nas fotos ainda não encontraram um novo lugar para chamar de lar.

By Democratize on February 28, 2016.

Exported from Medium on September 23, 2016.

Posts Relacionados

On Top
error: Para reproduzir o conteúdo do Democratize, entre em contato pelo formulário.
%d blogueiros gostam disto: